Ariquemes

Ariquemes, RO

Boa Tarde hoje é: 19/09/2017

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

5 fatores que cortam o efeito do anticoncepcional

facebook
  
  
Minha Vida, 04/09/2017 08h49 - 366 vizualizações

Sabia que algumas alterações comuns no organismo podem facilmente reduzir a eficácia da sua pílula anticoncepcional? Isso pode ocorrer porque as dosagens das pílulas são muito mais baixas hoje em dia, então é preciso garantir que toda a medicação consiga ser absorvida pelo corpo. Caso contrário, ao menor sinal de alteração da absorção, a anovulação (bloqueio da ovulação) já é colocada em risco.

"Todas as situações do corpo humano que alteram a absorção do que você está tomando levarão para o sangue uma quantidade menor de hormônio e, portanto, essa quantidade menor poderá não ser mais suficiente para bloquear a ovulação", afirma o obstetra Alberto d'Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Esse problema pode ocorrer por causa de algumas situações clínicas, como também por interações medicamentosas. Abaixo, veja os principais fatores que podem cortar o efeito da sua pílula anticoncepcional:

1. Uso de outros medicamentos

Existem inúmeros remédios que influenciam ou alteram o efeito do anticoncepcional. "Alguns antibióticos, anticonvulsivantes, antidepressivos e antirretrovirais são exemplos. Consulte o seu médico regularmente como medida de segurança, pois ele poderá orientá-la quanto ao uso do anticoncepcional e explicar sobre a interação da pílula com outras medicações", diz o ginecologista Gilberto Nagahama, coordenador do Pronto Socorro Ginecológico do Hospital San Paolo.

2. Vômitos e diarreia

Como são fatores que podem alterar a qualidade da absorção do medicamento, é possível que o efeito da pílula seja prejudicado. Nagahama ressalta que não há um intervalo de segurança entre a ingestão do anticoncepcional e o vômito ou a diarreia, mas "como regra geral, se o problema ocorrer dentro de 2 a 4 horas após a ingestão da pílula, deve-se ainda tomar cuidado e, em muitos casos, tomar outra pílula", diz ele. "Se persistir o quadro, o ideal é suspender o uso da pílula e optar por outro método que não dependa de digestão ou absorção do trato gastrointestinal", completa.

3. Candidíase

Pelo menos uma vez na vida, três em cada quatro mulheres vão ter candidíase, um problema muito comum que pode ser sinal de alerta para alterações no anticoncepcional. "A própria situação da candidíase já é uma situação de baixa imunidade, portanto haverá alteração da absorção do anticoncepcional e risco de gravidez maior", alerta d'Auria.

4. Chás

Calma, aquele chazinho de camomila que você está acostumada a tomar todas as noites não influenciam na eficácia da pílula. Também não precisa se preocupar com o de erva doce, o chá verde, branco ou preto. "Chás de uso corriqueiro não diminuem o efeito. Já a erva de São João, usada para tratar depressão, pode interferir na absorção", diz a ginecologista e obstetra Fernanda Pepicelli, da Clinica Medprimus.

Já Nagahama destaca que existem controvérsias. "Há comentários sobre isso, principalmente em relação aos chás que têm efeito diurético, mas nada cientificamente comprovado", ressalta. Na dúvida, redobre os cuidados se consumir esse tipo de bebida.

5. Doenças intestinais

"Algumas doenças do trato gastrointestinal, como retocolite ou a Doença de Crohn, podem alterar a absorção dos componentes das pílulas anticoncepcionais", diz Nagahama.

Como evitar falhas na pílula?

"Devemos sempre pensar na redução da segurança do anticoncepcional e, portanto, em algum método mecânico de contracepção junto com a pílula", diz d'Auria. O ideal é combinar o uso da pílula com o preservativo, feminino ou masculino, uma vez que este é o único método capaz de proteger o corpo das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leitura de noticias - Abaixo Pequeno
Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2017 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".