Ariquemes

Ariquemes, RO

Bom Dia hoje é: 24/02/2018

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

Carnaval não é feriado e empresa pode exigir que funcionário trabalhe

facebook
  
  
R7 - Notícias | 13/02/2018 03h00 | 2385 vizualizações

Neste ano, o Carnaval é comemorado em 13 de fevereiro e alguns brasileiros vão ter que trabalhar durante a festa. Este não é um feriado nacional e, por isso, as empresas podem solicitar que os colaboradores trabalhem pagando o valor que recebem por dia útil.

Segundo a advogada trabalhista Renata Cabral e o presidente da Abrat, Roberto Parahyba, a CLT garante que haja uma compensação salarial ou folgas nos dias que são considerados feriado por lei.

No calendário oficial do governo federal consta que os dias 12 e 13 de fevereiro são pontos facultativos. A quarta-feira de cinzas também, porém até às 14h.

Renata explica que mesmo não estando no calendário do governo federal, o Carnaval pode ser considerado feriado em alguns pontos do país, determinado por leis estaduais, municipais ou distritais.

Em São Paulo, por exemplo, o Carnaval não é feriado. Já no Rio de Janeiro, a terça-feira é uma data comemorativa legal.

A advogada diz que existem uma série de leis trabalhistas a serem seguidas e, por isso, é preciso respeitar a “pirâmide das leis”.

"A norma maior é Constituição, que é mais genérica. Depois vem a CLT, que é uma lei federal. Aparecem então as leis estaduais, municipais e distritais.Renata Cabral, Advogada trabalhista

Parahyba ressalta que nem todos os feriados convencionados “socialmente” são válidos. O Carnaval é um destes feriados no Brasil.

— Os feriados são aqueles que são previstos em lei municipal, estadual ou nacional.

O presidente da Abrat complementa que por ser um feriado comum no país, a questão de trabalhar no Carnaval pode "abrir margem para discussão".

As empresas podem acordar com os funcionários, por exemplo, que tirem folga nesta data sem nenhum tipo de compensação ou aumentando a jornada diária em determinado tempo para compensar os dias úteis não trabalhados (segunda e terça-feira de Carnaval).

Também é possível que a pessoa trabalhe na data sem nenhum tipo de compensação, desde que o Carnaval não seja determinado por alguma lei local.

Parahyba diz que a maior parte dos brasileiros costuma receber folgas durante feriados, inclusive no Carnaval, que não é nacional. Estas pessoas precisam receber uma compensação quando trabalham em uma data que não é considerada dia útil, como por exemplo, o dia 1º de maio, em que se comemora o Dia do Trabalho.

No Carnaval, podem trabalhar sem receber nada em troca.
Segundo Renata, o pagamento em feriados determinados por lei é diferente do realizado nos dias úteis. Ela diz que a carga horária do trabalhador é especificada no contrato de trabalho de cada um e “tudo o que excede essa carga tem que ser pago como extra”.

— Ao trabalhar em um feriado, tem que haver uma compensação. O pagamento da hora no feriado é superior [do que nos dias úteis].

Parahyba afirma que a nova legislação trabalhista permite que o funcionário faça as compensações durante todo o mês do feriado — a regra antiga estabelecia que deveriam ser cumpridas em até uma semana depois do feriado.

"Agora com o [acordo] individual virou uma poupança de horas. É altamente lucrativo para o empregador. É uma hora por uma hora.Roberto Parahyba, Presidente da Abrat

A forma como o funcionário vai ser compensado pode ser determinada por meio de um acordo coletivo, firmado com a empresa e o sindicato da categoria, ou por acordo individual.

Quando a pessoa trabalha em um feriado, o acordo deve ser feito de forma que o trabalhador receba um pagamento maior pelo dia ou tire folgas referentes aquele período trabalhado. 

Carnaval não é feriado e empresa pode exigir que funcionário trabalhe
Carnaval 2018, Empresa, Feriado, Trabalho
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Leitura de noticias - Abaixo Pequeno
Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2018 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".