Ariquemes

Ariquemes, RO

Boa Madrugada hoje é: 22/10/2018

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

Expovale, em Ariquemes, destaca a força da piscicultura na região do Vale do Jamari

facebook
  
  
Assessoria | 07/05/2018 14h51 | 228 vizualizações

Em Ariquemes, RO | O governador Daniel Pereira ainda como vice esteve empenhado nos últimos anos em mostrar a qualidade da piscicultura de Rondônia para o Brasil e para o restante do mundo e no domingo (6) quando esteve no encerramento da Exposição de Piscicultura, Agronegócio e Agroindústrias do Vale do Jamari (Expovale) ressaltou que o setor recebeu uma atenção especial na gestão que fez ao lado de Confúcio Moura. ‘‘Se tem alguém que precisa ser homenageado aqui é o dr. Confúcio Ayres Moura que trabalhou para hoje Rondônia ser destaque nacional na piscicultura’’, considera.

Rondônia lidera a produção de peixe em água doce. Em 2017 chegou a cerca de 90 mil toneladas e a meta é alcançar 250 mil toneladas a partir deste ano. ‘‘Esse é um processo que iniciou como dr. Confúcio Moura quando ainda era prefeito aqui em Ariquemes e começou a incentivar a piscicultura e depois como governador ele fez a produção aumentar nos últimos sete anos mais de 800%. Um crescimento com construção coletiva que envolve o prefeituras, câmara de vereadores governo estadual e federal, deputados estaduais; bancada federal e todo setor produtivo’’, garante o governador.

No Vale do Jamari, onde acontece a Expovale, a piscicultura, segundo o vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), Edson Sápiras, representa cerca de 40% da produção do Estado com concentração maior em Ariquemes, conhecida como capital do Tambaqui. E é no município que está localizada também uma das empresas de maior expressão do setor do Estado. Em visita ao estande da Zaltana Pescados, o governador falou da satisfação em ver os negócios locais como esse completando o ciclo de produção em um Estado que historicamente era conhecido por exportar apenas produtos in natura.

‘‘A Zaltana atingiu o ponto máximo que é o processo de produção, indústria e comercialização, um ciclo completo. E nós estivemos o prazer de estar com a Zaltana em Brasília em 2016, em São Paulo e no Peru em 2017 e agora em 2018 eles atravessaram o oceano e foram a África junto com a gente. Hoje a marca da produção da piscicultura de Rondônia é conhecida através da Zaltana em boa parte do mundo. É um trabalho que vai expandir e vamos colher bons frutos dessa iniciativa’’, afirma o governador.

Daniel percorreu a feira que recebeu cerca de 50 mil pessoas entre os dias 3 e 6 deste mês e foi montada em uma das avenidas principais de Ariquemes. Conheceu a diversidade de produtos expostos desde inovações para a piscicultura ao artesanato. Outro estande visitado pelo governador foi de uma nova tecnologia para a piscicultura apresentado pelo extensionista rural da Emater Vinicius Pedroti.

‘‘Construímos um tanque com lona geomembrana para impermeabilizar o solo e que permite uma maior produtividade com o uso da aero ação. Com a quantidade de oxigênio disponibilizado pelo equipamento você pode fazer um ajuste da quantidade de peixe a ser cultivado. Com os devidos cuidados, a produção pode até dobrar. É uma tecnologia que está sendo implementada em Rondônia e nós estamos buscando levar mais informações para o homem do campo’’, conta o extensionista.

Além das tecnologias, uma das grandes sensações da feira foi a gastronomia local. De acordo com o presidente da Lions Canaã, André Rossetto, 3 mil bandas de tambaqui assadas foram vendidas por um valor simbólico de R$ 10 cada e todo o recurso arrecadado será revestido para uma ação social da Lions Canaã que é oferecer consultas oftalmológicas a população mais carente.

‘‘O tambaqui é muito produzido na região de Ariquemes. Toda a produção que trouxemos para a feira é do Vale do Jamary e nós estamos aqui para divulgar os produtos regionais. Essa feira superou nossas expectativas porque sabemos que o agronegócio é muito importante para nossa região e o governador presente na feira e apoiando para nós é muito gratificante’’, destaca André.

‘‘A Expovale tem como objetivo fomentar a economia do Vale do Jamari e especialmente a piscicultura. Nesta segunda edição da feira estamos agradecidos pela parceria com o governo do Estado e de todas as secretarias estaduais aqui presentes que nos permite estar atendendo todas as demandas desse que é a mola mestra do Brasil, o setor produtivo. Tivemos mais de 200 expositores, 36 agroindústrias e ainda palestras e rodadas de negócios’’,afirma o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Francisco Hidalgo Farina.

‘‘Trouxemos tanto o pescado como o agronegócio e os lojistas e esse ano foi excepcional. Estamos satisfeitos com os negócios ocorridos aqui desde a rodada de negócios do pescado ao comércio. A maioria até encerrou as atividades antes do fim da feira porque venderam toda a produção. Isso é muito bom para o nosso município que cresce junto com o produtor rural que hoje é o que segura nosso país e a economia do nosso estado vem também da agricultura e nós temos que apoiar’’, afirma o vice-presidente da Acripar.

‘‘Quero parabenizar a associação comercial e a prefeitura de Ariquemes que em conjunto com o governo de estado com os nossos diversos órgãos como Sedam, Emater e Sepog promoveram um evento tão maravilhoso como esse em Ariquemes. A cerca de 20 dias da Rondônia Rural Show podemos dizer que esse foi um aperitivo do que teremos no Estado’’, disse o governador.

Expovale, em Ariquemes, destaca a força da piscicultura na região do Vale do Jamari
Expovale, em Ariquemes, destaca a força da piscicultura na região do Vale do Jamari
Ariquemes, Expovale 2018, Evento, Fotos
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2018 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".