Ariquemes

Ariquemes, RO

Boa Tarde hoje é: 19/06/2019

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro de Ariquemes

facebook
  
  
G1 - Notícias | 09/01/2019 21h21 | 618 vizualizações

Em Ariquemes, RO | A falta de médico está prejudicando o atendimento no Hemocentro de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A unidade atendia com dois profissionais alternadamente durante a semana, mas a saída de um deles acarretou na redução dos dias de coleta de sangue.

Ao G1, a direção do Hemocentro relatou que apenas um médico está trabalhando na unidade atualmente, com atendimento três vezes na semana.

Uma médica que atuava no município e em Buritis (RO), decidiu cumprir a carga horária de 40 horas semanais somente na outra cidade, que fica a cerca de 141 quilômetros.

“Estamos com alguns dias da semana em que estamos impossibilitado de fazer atendimento, por que o médico em três e mais duas horas ele cumpre a carga horária dele”, explicou o diretor do Hemocentro de Ariquemes, Luis Garcia.

Vale destacar a atenção para os doares entrarem em contato com a unidade, para saber se o atendimento está acontecendo no dia pretendido para a doação.

Conforme Luis Garcia, o problema está próximo de ser solucionado após tratativas com a nova presidência da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

“Houve a troca de presidência após a transição do Governo, mas estamos tentando fazer a resolução desse problema. Já teve um médico que se interessou em vir para cá e ficou de vir para conversarmos sobre a atuação no município”, citou.

Estoque de sangue
Mesmo com o atendimento reduzido durante a semana, a direção do Hemocentro de Ariquemes informou que o estoque de bolsas de sangue no município é razoável, mas faz o apelo aos cidadãos que não deixem de efetuar a doação.

“Na segunda [7] e nesta terça [8] estamos com o médico atendendo, sendo que ontem foi bom de coleta e conseguimos coletar 17 bolsas de sangue. O nosso estoque deu uma caída, está dentro do razoável e dará para aguentar o abastecimento temporariamente, mas convidamos a população a doarem e ajudarem a salvar vidas”, divulgou

Para realizar a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos.

Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evite alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Falta de médico reduz dias de atendimento no hemocentro de Ariquemes
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2019 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".