Ariquemes

Ariquemes, RO

Boa Tarde hoje é: 20/02/2019

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

Após 15 dias sem médico, atendimento retorna no hemocentro de Ariquemes

facebook
  
  
G1 Notícias | 06/02/2019 10h35 | 276 vizualizações

O atendimento ao público para coleta de bolsas de sangue voltou ao normal nesta semana, no Hemocentro de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Segundo a unidade, as coletas ficaram suspensas por 15 dias, pois o único médico do local estava de férias.

O G1 mostrou no início de janeiro que uma das médicas que atendia no local pediu transferência para atuar em Buritis (RO), e com o isso, o Hemocentro ficou somente com um profissional para o atendimento. Então os dias de atendimento foram reduzidos para três dias na semana.

A situação se agravou na segunda quinzena de janeiro, quando o médico do local saiu de férias. Segundo o diretor da unidade, Luis Garcia, durante este período o Hemocentro teve prejuízos e precisou ser abastecido com bolsas de sangue de outros municípios.

“Nós tivemos que receber bolsas do hemocentro de Porto Velho para que a gente pudesse trabalhar. Nós recebíamos uma média de 10 a 15 doações por dia, então foram cerca de 150 bolsas que deixaram de ser colhidas e isso traz um prejuízo muito grande para nós”, destacou.

O estudante Eufrásio Souza da Rocha entende a importância de doar sangue e assim que soube que o Hemocentro havia retornado com os atendimentos, foi até o local para fazer a doação pela primeira vez.

“É uma atitude que acho muito bacana e ainda pode salvar vidas. É um gesto fácil e que traz benefícios a várias pessoas”, frisou.

Já o servidor público Silvério Gomes da Silva trabalha e mora em Alto Paraíso (RO), que fica a cerca de 60 quilômetros, mas ele diz que frequentemente vai até Ariquemes e que sempre faz questão de visitar o Hemocentro para doar sangue.

“A gente precisa doar sangue sempre, pois tem tanta gente que precisa, então não é interessante para ninguém quando a coleta é interrompida. Mesmo morando em outra cidade eu sempre estou doando sangue, por que salvar vidas é muito importante”, comentou.

Com o retorno do médico, o Hemocentro de Ariquemes ainda atenderá em dias reduzidos, sendo três vezes na semana, por conta da carga horária do profissional. Mas segundo a direção, o problema deve ser solucionado em breve com a contratação de um novo médico junto à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

O Hemocentro de Ariquemes está localizado na Rua Cassiterita, 3613, Centro e o atendimento aos doadores acontece das 8h às 13h. ​

Para realizar a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos.

Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evite alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Após 15 dias sem médico, atendimento retorna no hemocentro de Ariquemes
Após 15 dias sem médico, atendimento retorna no hemocentro de Ariquemes
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Eventos:
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2019 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".