Ariquemes

Ariquemes, RO

Bom Dia hoje é: 19/06/2019

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

Empresa é contratada em licitação emergencial para restabelecer coleta de lixo em Ariquemes

facebook
  
  
G1 Notícias | 15/04/2019 09h00 | 681 vizualizações

A prefeitura de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, contratou nesta semana uma nova empresa para fazer a coleta de lixo urbano na cidade. A empresa vencedora da licitação de emergência receberá R$ 1,7 milhões para realizar a coleta e destinação do lixo, pelo período de seis meses.

O impasse entre o poder público e a empresa Coolpeza, responsável pela coleta de lixo no município desde 2015, vinha se arrastando desde o início de 2019, quando os serviços começaram a ser prejudicados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a empresa recebeu 94 notificações dos fiscais da pasta, em razão do serviço não ser efetuado com eficiência.

No final de março, a prefeitura chegou a divulgar que adotaria os mecanismos legais contra a Coolpeza para que realizasse os serviços de forma eficiente ou, caso contrário, providenciaria a rescisão do contrato para licitar uma nova empresa.

Mas o secretário da Sema, Vilmar Ferreira, revelou que os problemas na coleta de lixo continuaram, o que acarretou na decisão de realizar a licitação emergencial.

“Dificuldades administrativas da empresa fizeram com que os trabalhos não fossem feitos a contento e isso é notório pelas várias reclamações que recebemos. Verificamos que o número de caminhões que estavam sendo colocados na coleta durante os últimos dias era muito abaixo do que estava no termo de referência e da necessidade que o município possui”, detalhou Vilmar.

Segundo a prefeitura, a Coolpeza deveria continuar realizando as coletas de lixo nos bairros até a finalização dos trâmites burocráticos para a ordem de serviço à nova empresa, mas a coleta do lixo não foi realizada nesta semana.

O Renato Foster, é proprietário de um restaurante, e para ele, o serviço não prestado com eficiência prejudica o dia a dia do estabelecimento, por conta do acúmulo de lixo na rua, que gera mal cheiro.

“Tem algumas sobras de carne que decidimos congelar para descartar só quando vermos que o lixeiro está passando. Mas como não sabemos quando irá passar, vou ter que achar uma forma de levar o lixo até o aterro pra não acabar perdendo cliente”, declarou.

Conforme a Coolpeza, o serviço de coleta de lixo não está sendo realizado porque a empresa vencedora do processo licitatório está em processo de contratação dos funcionários estavam atuando.

O contrato da antiga empresa se encerraria em julho deste ano, mas agora a administração municipal realizará os trâmites para que o contrato seja rescindido. Paralelamente ao processo, uma nova licitação está andamento para contrato o serviço de forma efetiva pelos próximos quatro anos.

Nova empresa
A licitação de emergência foi feita na última terça-feira (9) e quatro empresas manifestaram interesse e apresentaram propostas ao executivo. Após a avaliação de todas as planilhas de propostas, a empresa Amazon Fort foi declarada como vencedora do certame.

A frota de seis caminhões para a coleta normal, um caminhão para a coleta seletiva e um caminhão-baú para a fiscalização chegou no município na quinta-feira (11), e nesta sexta (12) passam por ajustes mecânicos para iniciaram a operação. Além dos veículos a empresa também apresentará 40 contêineres.

A Sema informou que a previsão é de que o serviço de coleta de lixo seja restabelecido ainda na tarde desta sexta.

Empresa é contratada em licitação emergencial para restabelecer coleta de lixo em Ariquemes
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2019 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".