Ariquemes

Ariquemes, RO

Bom Dia hoje é: 19/09/2019

  Facebook   Instagram

Compatilhar no Facebook

96% dos poços analisados em Ariquemes estão contaminados por coliformes totais

facebook
  
  
Decom | 01/07/2019 14h50 | 354 vizualizações

Na última semana a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) e Agência Municipal de Regulação (AMR), realizou a ‘Semana de Qualidade da Água’, no auditório do Centro de Reabilitação Belmira Araújo.

O evento contou com a presença de acadêmicos, Agentes Comunitários de Saúde, além de membros dos conselhos municipais, PROCON e Ministério Público do Estado (MP-RO).

Entre as atividades previstas no cronograma estava a assinatura do termo de cooperação técnica para analisar a água distribuída pela concessionária ‘Águas de Ariquemes’ no município, bem como dos poços amazônicos, utilizados por aproximadamente seis mil famílias que ainda não possuem água encanada, segundo dados da concessionária. 

A pesquisa técnica contou com a coleta de quinze amostras de água de poços amazônicos. Em 96% delas foram detectadas contaminações por Coliformes totais, e 67% pela bactéria Escherichia Coli (e-coli), que podem provocar doenças como febre tifoide, cólera, diarreias, esquistossomose e até hepatite. Os resultados não atenderam a portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e o padrão para ser considerada potável, ou seja, apta para consumo.

Outras quinze amostras foram coletadas direto do Sistema de tratamento e abastecimento de água. Todas atenderam as especificações de qualidade preconizadas pelo Ministério da Saúde.

PROCESSO DE ANÁLISE DA ÁGUA

De acordo com a Presidente da AMR, Simone Costa, o processo de análise da água dos poços e da distribuída na cidade pela concessionária ‘Águas de Ariquemes’, é feito em parceria com a SEMSAU. “Os fiscais da AMR, que acompanham a qualidade dos serviços feitos pela concessionária, fazem a coleta da água e encaminham para que o setor de Endemias da SEMSAU, que através dos agentes da Fundação Nacional de Saúde, prestam esse serviço. A partir daí, as amostras seguem para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN), em Porto Velho, para serem analisadas e assim sabermos se está apta para consumo.” Explicou Simone.

ORIENTAÇÃO DA SEMSAU

Ricardo Medeiros, diretor da atenção básica da SEMSAU, diz que o ideal é que os moradores façam a adesão da rede de água tratada e deixem de utilizar os poços amazônicos. “Porém, nos bairros que ainda não contam com a rede de água encanada, nós orientamos aos moradores que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e peguem as doses de hipoclorito de sódio para tratar a água do poço. O produto também pode ser solicitado diretamente para o Agente comunitário de saúde que atende a localidade.” Concluiu Ricardo.

RESULTADOS PUBLICADOS

Os dados detalhados sobre a análise da água em Ariquemes podem ser conferidos diretamente no site da prefeitura, pelo www.ariquemes.ro.gov.br no ícone SEMSAU, em documento PDF anexo. 

96% dos poços analisados em Ariquemes estão contaminados por coliformes totais
Participe deixando seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.




Notícias Eventos Agenda Ensaios Whatsapp Vídeos Foto da Galera Fale Conosco
Marca Rodapé

 

Nas redes:   Facebook Instagram Youtube

Livre a reprodução do conteúdo com citação da fonte, com exceção para material de terceiros, como de agências, sites, blogs e colunistas, e casos que possa requerer autorização individual. Conteúdo de terceiros é de inteira responsabilidade de seus autores.
Yes Mania - Aqui o foco é você!
© 2019 Todos os diretos estão reservados.
Whatapps

Ao cadastrar seu número você aceita o termo de conduta.


 
 
 
 
Obrigado por se cadastrar em nosso sistema, a qualquer momento você poderá receber nosso Boletim Informativo em seu aplicativo "WhatsApp".